História do Instagram
O Instagram foi fundado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom.
O Mike estudou Engenharia de Software na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) e em encontros da Universidade ele conheceu o seu futuro sócio: Kevin, também apaixonado por computação. E, juntos, começaram o desenvolvimento do aplicativo.
A funcionalidade que destacou o Instagram, a princípio, foram os filtros. Essa ideia surgiu quando os co-fundadores perceberam que as pessoas reclamavam muito sobre a qualidade das fotos tiradas pelos celulares da época.
Então, o recurso foi criado para que os usuários pudessem postar as fotos “disfarçando” a má qualidade e ainda dando um toque artístico às publicações.
Nesta fase, o aplicativo servia apenas para o compartilhamento de fotos e a sua descrição era “tire uma foto e depois escolha um filtro para transformar sua aparência em uma memória a ser guardada para sempre”. Esse foi o primeiro layout da rede social:
Imagem mostrando o primeiro layout do Instagram para explicarmos o que é Instagram
Logo que foi lançado, um total de 25 mil pessoas já se cadastraram na rede. Em apenas um mês, o número de usuários saltou para 1 milhão.
A versão para Android foi lançada apenas em três de abril de 2012. E seis dias depois, saiu o anúncio oficial: o Instagram foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.
Depois disso, a rede social teve diversas funcionalidades acrescentadas e começou a se parecer mais com o modelo que temos atualmente, focando sempre em melhorar a experiência do usuário.
Mark Zuckerberg — o criador do Facebook — investiu em novas atualizações, como: publicação de vídeos, boomerang e o Stories.
Aos poucos, o aplicativo foi sendo transformado e foi implementado o modelo de negócios do Facebook, até que se tornou rentável. Com isso, se transformou em uma plataforma de negócios para empresas com muitas funcionalidades capazes de alavancar as marcas.
que é Instagram e para que serve?
Instagram é uma rede social visual, criativa e interativa. Possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração diretamente do aplicativo de celular. Nele, também é possível seguir usuários, curtir, comentar e compartilhar as publicações.
Todas as publicações realizadas no aplicativo são mostradas por meio do feed e você pode visualizar as postagens das contas que segue. Também é possível descobrir novos conteúdos de contas que você ainda não segue, isso é feito por meio do menu “Explorar” que traz perfis relacionados aos que você curte.
A rede oferece diversas outras funcionalidades, como: boomerang, live e stories. Vamos explicar sobre cada uma delas no decorrer deste artigo.
Além disso, o Instagram pode ser utilizado para empresas como uma ferramenta capaz de promover sua marca e seus produtos por meio de todas as funcionalidades disponíveis! E claro, também é possível ganhar dinheiro no Instagram.
https://www.nuvemshop.com.br//>
Giovanna Beatriz